Bioquerosene

A maior refinaria de petróleo do país – a Refinaria de Paulínia (Replan) – está liberada para começar a fabricar combustível sustentável de aviação (SAF). Ontem (29) a ANP publicou uma nova autorização para a unidade da Petrobras que permite que ela passe a processar querosene de aviação (QAV) com 1% de conteúdo renovável.

Pelos termos da autorização, duas das unidades de hidrotratamento do complexo (U-283 e U-283A) poderão passar a coprocessar correntes de petróleo com óleo vegetal. Cada uma delas tem capacidade de processar carga até 6.000 m³ por dia o que equivale a uma oferta de 120 m³/d de SAF em estado puro.

A Replan já é a segunda refinaria da Petrobras a receber sinal verde para fabricar QAV com conteúdo renovável. No final de maio, a Reduc já havia sido autorizada a fabricar SAF por coprocessamento com até 1,2% de óleo vegetal.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


 

Veja mais